São Bento do Sapucai

Porta de entrada para a Pedra do Baú – não, ela não fica em Campos do Jordão – a bucólica São Bento do Sapucaí tem casinhas simples, ruas de terra e encantos de sobra. Apesar da paisagem rústica, pousadas charmosas e confortáveis escondem-se em meio à vegetação nativa da Serra da Mantiqueira. Nos restaurantes, receitas reúnem as duas delícias típicas da região: truta e pinhão – junte uma garrafa de vinho, uma lareira e, pronto! Não falta mais nada para um romântico jantar nas montanhas.

Pôr do sol é contemplado do alto da Pedra do Baú, de fácil acesso
Quando ir: No inverno, céu está sempre azul

À luz do dia, porém, os programas são mais radicais. Tendo o cartão-postal de 1.950 metros de altitude como cenário, as atividades vão de caminhadas a vôo livre, incluindo pedaladas e escaladas.

Para os mais preguiçosos, uma boa notícia: é na cidadezinha que fica o acesso mais fácil ao topo da Pedra do Baú, um dos melhores pontos para contemplar o pôr do sol.

Uma vez lá em cima, aprecie a paisagem e encha-se de coragem para saltar de asa-delta ou paraglider. Caso prefira cair na água, escolha uma das muitas cachoeiras espalhadas pelas redondezas.

Além das lembranças das aventuras, leve para casa também o bonito artesanato produzido em São Bento. São esculturas em jacarandá, velas aromatizadas, luminárias em fibra de bananeira e peças decorativas em tecidos tingidos e pintados a mão. E tem ainda doces caseiros, geléias e sorvetes de sabores inusitados, como o de queijo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *